As Super Pegadinhas


   O ERIC SAVANDA criou a ANÁLISE DE PEGADINHAS. Grande sacada. Uma prova nada mais é que um campo minado, com diversas armadilhas, pegadinhas e cascas de banana.

   Engana-se quem acredita que as pegadinhas são frutos do acaso. Não. As pegadinhas são deliberadamente preparadas pelos examinadores, para que consigam discriminar, separar os bons alunos dos ruins.

    Não acreditam? Vou lhes dar dois exemplos. O primeiro é uma boa pegadinha e o segundo uma pegadinha ruim, que pegou bons alunos.

1) A BOA PEGADINHA

Questão 08 – ENEM / 1999
Imagem
(QUINO. Mafalda inédita. São Paulo: Martins Fontes, 1993)

   Observando as falas das personagens, analise o emprego do pronome SE e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, é correto afirmar que o pronome SE,
 
 CB
PR
 
(A)-0,224em I, indica reflexividade e equivale a “a si mesmas”.
(B)-0,0512em II, indica reciprocidade e equivale a “a si mesma”.
(C)-0,317em III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”. 
(D)-0,2830em I e III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”.
(E)0,4447em II e III, indica reflexividade e equivale a “a si mesma ” e "a si mesmas", respectivamente.
Item em vermelho = PEGADINHA
Item em azul = Item correto

CB = Coeficiente Bisserial
PR = Porcentagem de resposta (percentual de alunos que marcaram o item)


COMENTÁRIOS DO SAPOIA
   Os examinadores se utilizam de dois indicadores para avaliar a eficiência da PEGADINHA. O Percentual de Resposta (PR) em cada item incorreto (distrator) dá a medida da PEGADINHA contida ali. Note que a alternativa “D” atraiu 30% dos candidatos, apesar de incorreta. Uma SUPER PEGADINHA.
   
   Já o Coeficiente Bisserial (CB) indica quem foi para o item. Um número próximo de -1 indica que os candidatos menos preparados foram atraídos para a opção. A alternativa “D” ficou com o número -0,28 para o CB, nos indicando que atraiu alunos ruins.

    Já a aternativa “E” atraiu poucos (PR = 47%) e bons candidatos (CB = 0,44). Para o item correto, quanto mais o CB for próximo de 1, melhor. Portanto, esta questão foi muito bem elaborada. Como nos garante o INEP, ao calcular o GRAU DE DISCRIMINAÇÃO:

Proporção de acerto do grupo superior = 0,71
Proporção de acerto do grupo inferior = 0,27
Grau de discriminação = 0,71 - 0,27 = 0,44
                                                         Fonte – INEP


2) A MÁ PEGADINHA

Questão 33 – ENEM / 1999
Se, por economia, abaixarmos o fogo sob uma panela de pressão logo que se inicia a saída de vapor pela válvula, de forma simplesmente a manter a fervura, o tempo de cozimento

 CB
PR
 
(A)-0,09
3%
será maior porque a panela "esfria".
(B)-0,31
12%
será menor, pois diminui a perda de água.
(C)0,06
40%
será maior, pois a pressão diminui.
(D)-0,12
17%
será maior, pois a evaporação diminui.
(E)0,23
28%não será alterado, pois a temperatura não varia.
  

COMENTÁRIOS DO SAPOIA

   Aqui os examinadores passaram da conta. Note que a PEGADINHA contida na alternativa “C” atraiu muitos (PR = 40%) e bons candidatos, com Coeficiente Bisserial positivo (CB = 0,06).

    As normas do INEP exigem um CB mínimo de 0,30 para a alternativa correta, fato não conseguido por esta questão, que acabou por não conseguir uma BOA DISCRIMINAÇÃO:

Proporção de acerto do grupo superior = 0,39
Proporção de acerto do grupo inferior = 0,21
Grau de discriminação = 0,39 - 0,21 = 0,18    


3) A TRI – Teoria da Resposta ao Item

    A Psicometria, ciência que estuda as medidas do conhecimento, ajuda os examinadores a elaborar PEGADINHAS eficientes. Antigamente eles as mediam pela TCT – Teoria Clássica dos Testes. Mas hoje eles se utilizam de potentes softwares baseados na TRI – Teoria da Resposta ao Item.

    Existe todo um conhecimento estabelecido na elaboração de questões (TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE ITENS), que depois são pré-testadas e avaliadas pela TRI, passando a compor o BANCO DE ITENS, antes de irem para as provas. O CESPE e o INEP já construíram seus BANCOS DE ITENS.

    Estou em busca de ajuda para montar um site dinâmico, capaz de coletar gabaritos de candidatos nos concursos, para que também possamos usar as melhores ferramentas para entender e escapar das PEGADINHAS.



SapoiaSobre o Autor

PAULO CÉSAR PEREIRA (SAPOIA) - Engenheiro Civil, aprovado em 26 concursos, autor do site da TÉCNICA DO CHUTE, já teve mais de 4 milhões de visitas no YouTube. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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