Testes de Aptidão Física - Urgente!

Prezados amigos, envio este artigo “extra” em face da aproximação dos concursos para Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Delegado de Polícia em alguns Estados. 

Escrevo para evitar que o Teste de Aptidão Física estrague seu sonho de garantir a vaga no cargo público

É frustrante investir tempo e dinheiro na preparação teórica, passar no concurso e ver sua vaga ir embora na fase seguinte, ou seja, no teste de aptidão física - TAF. Isso acontece com uma frequência muito grande. É comum que os candidatos só se preocupem com as provas teóricas e, quando aprovados nelas, não tenham tempo hábil para a preparação adequada. Várias e várias vezes, já vi excelentes candidatos reprovados. 

Para se ter ideia, no concurso para os Bombeiros no ERJ, atualmente, o índice de reprovação no TAF fica em média de 20,6%. Já vi bons amigos passarem para Perito da Polícia Federal, um feito enorme, e não entrarem por não conseguirem fazer duas flexões de barra. 

Por que esse elevado índice de reprovação? O que é exigido é perfeitamente realizável! O problema é que não há como enganar a natureza, ou seja, ninguém vai fazer milagres na preparação física. Além disso, vale dizer que um candidato sedentário é muito menos produtivo do que aquele que pratica alguma atividade física. Isso se aplica não só às questões de saúde e estresse, mas também ao próprio desempenho intelectual, uma vez que o cérebro precisa de oxigenação para funcionar bem. 

Qual seria o tempo ideal para preparação física? Segundo Elon Junior, especialista no assunto, que pode ser consultado através do site www.effisica.com, é preciso levar em conta um dos princípios básicos da Educação Física, o Princípio da individualidade biológica. Cada pessoa possui características físicas e psíquicas próprias, o que nos obriga a realizar diferentes programas de condicionamento físico para cada indivíduo. Segundo ele, embasado por estudos e por sua experiência de oito anos na área de Educação Física, recomenda-se uma preparação de, no mínimo, três meses, com frequência de três vezes por semana, para que possamos ter um ganho considerável e obtenhamos êxito na prova de capacitação física exigida em concurso. 

Logo, posso acrescentar que, se você está pensando em algum desses concursos, ou se quer ter mais saúde para estudar e para viver, deve iniciar um programa de exercícios físicos para ontem. No site citado anteriormente, podem ser obtidas mais informações. Mas, antes de iniciar o programa de treinamento, faça um exame médico, uma avaliação nutricional também é importante e procure orientação adequada. Seja como for, não procrastine nesse tema, pois o custo pode ser muito alto. 

Com abraço fraterno e desejando boa sorte, 

William Douglas* 

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. I Coríntios 9:24 

*William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 30 obras, dentre elas o best-seller “Como passar em provas e concursos” – www.williamdouglas.com.br 

Compartilhe Esse Conteúdo Com Seus Amigos

Conteúdo Em Destaque

Deixe o Seu Comentário...

Acha Difícil Passar em Concursos? Conheça o Curso Onde Você Aprenderá Rapidamente a Passar em Qualquer Concurso Público Estudando Apenas 2 Horas Por Dia!