Estudo constante e sem desanimar é o caminho

Estudo constante e nunca desanimar, caso não consiga a aprovação em determinado concurso. Estas são as principais dicas para quem pretende conquistar uma vaga no funcionalismo público, segundo professores de cursos preparatórios. 

Eles ressaltam que o tempo e o estudo despendidos para determinado concurso nunca são perdidos e podem ser aproveitados posteriormente, caso o candidato resolva ingressar em outro cargo. 

Especialistas explicam que várias disciplinas, como Língua Portuguesa, são essenciais e costumam ser cobradas em todos os concursos, seguindo programas bastante semelhantes, compatíveis com o respectivo grau de escolaridade. Desta forma, mesmo que o candidato consiga ser aprovado em determinado concurso, pode continuar se preparando e tentar ingressar em outros cargos, com maior remuneração ou prestígio, desde que procure se aprimorar constantemente e continue se preparando adequadamente.

O essencial, segundo os professores, é não perder o estímulo, caso o candidato não consiga a aprovação em determinado concurso. Ressaltam que muitos servidores que ocupam cargos de destaque e recebem remunerações consideradas invejáveis, em algum momento da vida profissional já passaram pela frustração de não conquistar uma vaga. 

É o caso do juiz federal William Douglas, titular da 4ª vara Federal de Niterói (RJ) e considerado um dos mais respeitados especialistas em concursos públicos do país, autor de diversos livros voltados especificamente sobre a conquista de vagas no funcionalismo público. Ele explica que já passou pela frustração de não conseguir ser aprovado em determinado cargo quando, em 1980, tentou ingressar no Colégio Naval. 

Segundo o especialista, para quem realmente deseja conquistar uma boa colocação nos concursos públicos e, conseqüentemente, no funcionalismo, o segredo está na persistência e na quantidade certa de tempo e trabalho, aliada à autocrítica. “Muitas vezes, candidatos com capacidade mediana conseguem aprovação, em detrimento de outros muito inteligentes, o que ressalta que o ingresso no funcionalismo exige, acima de tudo, bastante planejamento a longo e médio prazos”, diz o especialista.

Compartilhe Esse Conteúdo Com Seus Amigos

Conteúdo Em Destaque

Deixe o Seu Comentário...

Acha Difícil Passar em Concursos? Conheça o Curso Onde Você Aprenderá Rapidamente a Passar em Qualquer Concurso Público Estudando Apenas 2 Horas Por Dia!