Como acompanhar as etapas de um concurso?

O primeiro passo é conferir os editais. As empresas e instituições organizadoras costumam divulgar diversos tipos de editais, muitas vezes cada edital é formulado para uma função específica, por isso o primeiro passo pode ser conferir cada um dos tipos de edital existentes para o concurso que está prestando. 

Alguns dos principais tipos são descritos a seguir. 

A Retificação é um edital divulgado após o início das inscrições para o concurso, podendo acrescentar, corrigir e modificar informações. A Convocação serve para solicitar o comparecimento dos candidatos para as etapas do concurso. O Gabarito é onde aparecem as respostas corretas das provas já efetuadas, e, normalmente são divulgados logo após a aplicação do exame. 

O Resultado é divulgado algum tempo após cada etapa do concurso, neles estão inclusas as listas com nomes dos candidatos aprovados para as próximas fases, os aprovados no concurso e suas respectivas colocações. 

Fique atento, pois freqüentemente as datas de divulgação de resultados são modificadas. Se você não for convocado para o cargo pretendido mas ficou classificado numa colocação razoável, é aconselhável que entre em contato periodicamente com os órgãos responsáveis pelas convocações visto que, havendo problemas com os primeiros colocados, os próximos da lista podem ser chamados. Isso se deve ao fato de que enquanto houver candidatos aprovados em concurso e este, por sua vez, estiver dentro do prazo de validade fixado no edital, eles terão prioridade para a nomeação, ainda que tenha havido outro concurso com candidatos também habilitados. 

Além das medidas citadas acima, para se manter bem informado, existem inúmeros meios de comunicação específicos sobre concursos que noticiam diariamente dados sobre os processos seletivos, entre eles os mais indicados são: jornais e revistas especializados em concursos, cursinhos preparatórios e sites na Internet; que é local onde se encontram os dados mais recentes.

Compartilhe Esse Conteúdo Com Seus Amigos

Conteúdo Em Destaque

Deixe o Seu Comentário...

Acha Difícil Passar em Concursos? Conheça o Curso Onde Você Aprenderá Rapidamente a Passar em Qualquer Concurso Público Estudando Apenas 2 Horas Por Dia!