Dicas Úteis e Comprovadas Sobre Como Passar Em Concursos

Dicas

Como passar em concursos públicos? Como deve ser a preparação, como contornar as dificuldades, como fazer a prova, quais são as técnicas mais eficientes, dicas, macetes e muito mais. Encontre aqui as melhores dicas sobre como passar em concursos.

 

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A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é quem define as normas de formatação de projetos de pesquisa e monografias no Brasil.

Muitos alunos acabam perdendo o sono e ficando muito preocupados quando se trata de um trabalho (TCC, monografia, etc.) nas normas ABNT.

Mas, o que esses alunos não sabem é que essas normas não são dragões de sete cabeças, o problema maior é ter de gravar essas normas e se adequar ao que sua instituição pede pois pode variar. Por exemplo, o tipo de fonte que é permitido em uma instituição pode não ser permitido em outra.

Entre os erros mais comuns estão o uso incorreto de termos como o apud (citado por) e a ausência de fontes na lista de referências bibliográficas. Para evitar dor de cabeça, o conselho é simples: siga as regras desde o início do trabalho. Não deixe para acrescentar fontes de citações ou colocar as referências bibliográficas só quando acabar toda a pesquisa.

Objetivo das Normas ABNT

Talvez nos pareça algo desnecessário, mas a verdade é que as Normas ABNT são essenciais para dar ao conhecimento científico ali descrito, um cunho de maior confiança e seriedade. Além disto, é um critério de normatização adotado em vários países do mundo. Elas fundamentam-se na necessidade de uma padronização para os trabalhos acadêmicos.

Definem um padrão único para transmitir uma informação pesquisada, a conclusão de um estudo ou um conhecimento científico que se deseja perpetuar. Padronizar é uma de suas finalidades, pois sendo assim, torna fácil a compreensão por qualquer pesquisador, cientista e professor do mundo.

Os trabalhos desenvolvidos à luz das normas ABNT obedecem à determinadas exigências que os tornam mais considerados e de maior credibilidade. Portanto, é preciso estar atento às atualizações realizadas de tempos em tempos para estar dentro dos padrões de normatização vigentes.

Vamos então conferir cada norma em etapas de um trabalho escrito.

Como estruturar seu trabalho dentro das normas ABNT

É importante conhecer a estrutura do trabalho monográfico. Por isso, separamos aqui neste artigo cada etapa desse processo para você não se sentir confuso e fazer um ótimo trabalho. Lembre-se de conferir as exigências de sua instituição e aderi-las no seu trabalho.

Você poderá dividir o trabalho em três partes principais, como em um mapa mental só que aqui a serão três ideias principais em vez de apenas uma. Essas partes são:

  • Elementos Pré-textuais

  • Elementos textuais

  • Elementos Pós-textuais

 

Elementos Pré-textuais


Esse é o início do trabalho. Nesta etapa você fará a capa, folha de rosto, etc.

 

Capa

A capa é um elemento obrigatório no trabalho. Nela deve constar o nome da Instituição em que estuda, seu curso, autor, título do trabalho, cidade e o ano. Fazer a capa é muito simples e não requer esforço apenas atenção, afinal você não vai querer errar alguma palavra logo na capa do seu trabalho não é mesmo?

 

Lombada

A lombada é algo opcional no seu trabalho. Ela geralmente é utilizada quando o trabalho irá ser impresso e encadernado. No caso, se seu trabalho for uma monografia, por exemplo, você irá precisar dessa lombada.

 

Folha de rosto

Item obrigatório, a folha de rosto deve conter o nome do autor, título do trabalho, cidade, ano, uma breve descrição do trabalho onde deve estar incluído o objetivo do trabalho e o nome do orientador. É bem parecido com a capa, o que muda é a breve descrição que deve ser apresentada.

 

Errata

Essa parte só haverá necessidade se for preciso algum tipo de correção no trabalho.

 

Folha de aprovação

Parte obrigatória do trabalho de acordo com as normas ABNT. Nesta folha é lançada posteriormente o resultado. Nela constam os nomes do orientador e dos examinadores. É nesta folha que ficará sua nota após ser avaliado e após ter apresentado seu trabalho final.

 

Dedicatória

É um espaço reservado a dedicatórias. O autor do projeto deve dedicar seu trabalho a quem ele achar necessário e conveniente. Procure não alongar muito nesta parte, mas também seja grato a cada um que lhe ajudou em cada etapa.

 

Agradecimentos

Este espaço é para você agradecer aos que o impulsionaram a chegar ao final do curso, que não desistiram de você mesmo nas partes mais complicadas e difíceis do curso e do trabalho.

 

Epígrafe

É opcional nas Normas ABNT. Neste espaço o autor faz uma citação, apresentando os embasamentos feitos para seus estudos. Mesmo sendo opcional, você poderá ser visto com bons olhos pelo seu orientador se fizer esta etapa. Afinal, demonstrará que você está realmente empenhado com seu trabalho e com cada detalhe dele.

 

Resumo

O resumo deve ser feito em um único parágrafo de 150 a 500 palavras. Ao final devem estar escritas as palavras-chave do seu trabalho.

 

Resumo em Língua Estrangeira- Abstract

Trata-se do mesmo resumo transcrito e traduzido para o inglês. Procure traduzir você mesmo o texto, ou peça para alguém que fale bem a língua para lhe ajudar. Não confie no Google Tradutor para fazer algo tão importante como seu trabalho, todos sabemos que não é algo 100% confiável e o resultado pode não sair como o esperado.

Caso haja ilustrações, tabelas, abreviaturas e símbolos, estes devem estar devidamente listados nesta sequência: Lista de Ilustrações, Lista de tabelas, Lista de abreviaturas, Lista de Símbolos, Sumário.

Sabendo o quanto esta primeira parte é importante, é natural que haja certa preocupação no momento de sua elaboração. Mas, seguindo as informações aqui presentes, você não terá mais dúvidas.

 

Elementos textuais

Nessa segunda etapa, como o nome já diz, você irá trabalhar no texto do seu trabalho, ou seja, no conteúdo que você irá abordar.

 

Texto

O texto deve ser dividido em 3 partes, sendo elas introdução, desenvolvimento e conclusão. É como fazer uma redação, mas neste caso, de várias páginas.

Introdução Trata-se de um texto introdutório, onde são citados os assuntos, a justificativa e o objetivo.

Desenvolvimento – É a parte do trabalho onde a ideia é exposta e desenvolvida. Aqui você deve tratar do assunto, detalhando cada parte. É a principal parte do projeto pois é onde estará a maior parte do conteúdo.

Conclusão Esta parte é a finalização de todo o estudo. Aqui o tema tratado é concluído e os resultados são apresentados.

Agora, vamos falar sobre cada uma dessas três partes do texto para que não aja dúvidas.

 

Introdução

Primeiramente,exponha uma apresentação contextualizada de seu tema. Significa que aquilo que você pretende deve ser apresentado ao leitor através de um pequeno texto, claro e coeso. Você precisa fazer com que o leitor perceba que ideia seu trabalho defende. É como um trailer em um filme ou um resumo de um livro.

Após feita a introdução, delimite o assunto. Ou seja, o ponto a ser tratado precisa ser delimitado. Um assunto muito amplo impossibilitará a investigação e a pesquisa.

Agora você terá que fazer uma justificativa para seu trabalho. Fica fácil se usar algumas perguntas, como:

  • Por que escolhi este tema?

  • Para que estou levantando estas ideias?

  • O que me levou a trabalhar este assunto?

Aqui você deverá alertar e chamar a atenção para a importância do assunto do seu trabalho.

Em seguida,informe qual é o problema de sua pesquisa, aquilo que você está dando uma solução com o seu trabalho. Qual a questão que será respondida na conclusão do seu trabalho. Caso seja um trabalho menor (de escola, por exemplo) essa parte não é necessária dependendo do tipo de trabalho pois, pode ser apenas um trabalho explicativo por exemplo. Consulte seu professor antes.

Por último, informe seus objetivos no trabalho. Escrevendo seus objetivos específicos você já está a um passo à frente e será mais fácil criar o desenvolvimento.

Após feita a introdução podemos começar a fazer a parte do desenvolvimento.

 

Desenvolvimento

A parte do desenvolvimento é a parte que mais preocupa os estudantes na hora de fazer um trabalho ou até um pequeno texto ou redação. Afinal, é a parte em que você será mais avaliado e que abordará praticamente todo o assunto estudado.

Mas, não precisa se desesperar. Tudo se torna mais fácil quando você já definiu seus objetivos específicos. Você pode usá-los como roteiro para escrever o desenvolvimento. Desta forma cada capítulo pode ser referente a um desses objetivos já traçados e que serão pesquisados.

Outra boa maneira para fazer um desenvolvimento com qualidade é criar seções ou roteiros. Para isto, reflita sobre a questão apresentada em seu projeto e a partir daí crie um roteiro com diversos tópicos ou questões a serem investigadas e respondidas. Crie seus capítulos a partir daí.

Nesta parte se dará o desenvolvimento de suas ideias. Você deve separar em capítulos, assim ficará mais fácil de dividir suas ideias sem perder a linha de raciocínio ou embolar as ideias. Cada capítulo deve ser devidamente numerado. Após ter sido separado, o texto será melhor visualizado e bem entendido.

 

Conclusão

Este item dos elementos textuais é de máxima importância. Faz o fechamento, respondendo às questões e concluindo as ideias. Esta etapa sintetiza todo o conteúdo pesquisado e fornece uma resposta para a questão apresentada. Pode também levantar hipóteses e refletir sobre cada objetivo proposto.

A formatação segundo as normas ABNT para a conclusão é manter o texto tamanho 12, fonte Arial ou Times New Roman.  Espaçamento: Recuo de 1,25 cm nas primeiras linhas dos parágrafos. Entre linhas: 1,5 cm. Alinhamento: justificado.

A conclusão precisa ser feita com atenção, pois apresentará o resumo de tudo o que foi feito. Aqui podem ser inseridos argumentos que mostrem quais objetivos foram atingidos. Aparecerão aqui os resultados obtidos.

Terminando os Elementos Textuais você estará com seu estudo acadêmico quase pronto e já pode se alegrar. Mas ainda resta configurar a Capa conforme as normas ABNT. Não perca tempo. Busque informações e vamos lá.

 

Elementos pós-textuais

Devem constar após o texto:

 

Referências

Item obrigatório em qualquer obra acadêmica. Lista numerada em ordem alfabética, onde encontram-se os títulos consultados para a criação da monografia.

 

Anexo

É opcional. Documentos agregados à obra para fins de comprovação de dados ou ilustração.

 

Glossário

É um item opcional. Trata-se de uma listagem que contém as palavras desconhecidas ou de sentido obscuro, com seus significados.

 

Apêndice

É opcional nas Normas ABNT – São documentos agregados à obra para fins de apoio à argumentação. Nesta parte são incluídos os questionários, entrevistas, tabulação de dados, etc.

 

Formatação ABNT

A formatação exigida pelas normas ABNT são:

Papel: A4 – cor branca

Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12 – cor: preta. Nas citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10

Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. Esta orientação não se aplica às expressões latinas apud e et al

Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm

Parágrafos/Espaçamento: 1,5 entre linhas

As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplo.

 

Alinhamento do texto

O texto do trabalho deve estar justificado para que fique alinhado às margens esquerda e direita. Esta formatação revela uma aparência mais organizada e o escrito fica melhor distribuído.

As Normas da ABNT possibilitam a realização de um trabalho organizado e bem desenvolvido. Além da aparência padrão, é documento de entendimento universal. E agora que você já tem aqui disponível uma orientação fácil de seguir, é só começar.

 

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Espero que teste artigo tenha lhe ajudado a produzir trabalhos mais bem elaborados e de boa qualidade, afinal os estudos são de grande importância e devem ser tratados com a devida importância. Qualquer dúvida que tenha ficado, entre em contato conosco que ficaremos felizes em lhe ajudar.

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